.reflexões, pensamentos, bobagens, músicas, poemas, críticas, elogios, referências, indicações, merchans, comentários, crônicas, artigos, estudos, projetos, achismos e quiproquós.

domingo, 9 de maio de 2010

Ser Artista é Afeto

Tenho uma relação bem próxima com os sonhos. Muitas das minhas canções nasceram deles. Noite passada, tive um sonho bem interessante, mas não é mais um que vai virar música. No sonho, era como se eu vivesse em um país de língua inglesa, todos falavam inglês, inclusive eu. Daí, num dado momento, eu estava andando sozinho numa rua e refletindo sobre a minha condição de artista. Sobre o quanto é difícil, sobre como a maioria das pessoas nos vêem, o quanto a gente luta por um lugar ao sol e tantas outras dificuldades. Era como se minha cabeça estivesse me induzindo a repensar essa minha condição, como se estivesse querendo me puxar para dentro da normalidade da vida formal. Mas, no mesmo instante, disputando minha reflexão, me vieram duas pequenas frases, provavelmente não da cabeça, mas do coração. As frases eram:
“You are an artist, this is a fact. You are an artist, this is affect.”
Significa:
“Você é um artista, isso é um fato. Você é um artista, isso é afeto.”
O interessante é que foneticamente elas soam exatamente iguais em inglês. Essas duas frases tão simples e profundas me tomaram por um dia todo, na verdade, até agora. Decidi não lutar mais, aliás, nem sequer me esforçar mais para abandonar essa condição. Mesmo à duras penas, com todas as incertezas que essa condição traz, uma coisa é certa: eu sou um artista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário