domingo, 2 de maio de 2010
Não vem não que eu te Kapo!
Quem já foi ao Maranhão certamente conheceu Jesus. É, tô falando do refri acanelado maranhense chamado Jesus. A polêmica em torno da bebida rósea começa no nome e no surgimento do mesmo. Segundo o que consta, Jesus já estava aqui quando a Coca-Cola chegou, em 1942. Existe uma semelhança na origem de Jesus e da Coca, os dois foram criados por farmacêuticos. A história é longa, por isso nem vou me expandir muito nesse assunto, para quem quiser saber mais sobre, aqui foi onde encontrei as melhores informações. Existem muitas histórias sobre o fato de que a Coca comprara Jesus. Percebi que a história começou porque a empresa que distribui os produtos da Coca no Maranhão é também a mesma dona do Jesus desde 1980, por isso, mais ou menos em 2001, surgiu o boato de que a Coca-Cola teria comprado Jesus, pois ambos eram distribuídos pelo estado no mesmo caminhão, aqueles da Coca, padronizados. E mais, dizendo que isso aconteceu porque lá se toma mais Jesus do que Coca, daí Golias comprara Davi para não ser derrubado com um pedrinha por lá . Em 2001 a pesquisa de consumo trazia um resultado surpreendente, pois mesmo não sendo verdade que Jesus vendia mais do que Coca no Maranhão, o refri, na verdade, só perdia pra Coca no estado. Isso significava estar à frente do Guaraná Antarctica, da Pepsi e da Fanta, essa última também da Coca-Cola. O assunto é controverso, pois, como mostra o cartaz, a Coca-Cola Brasil teria realizado uma enquete ano passado para escolher a nova embalagem do Jesus. Mas, no site da Coca-Cola Brasil, Jesus não está entre os produtos da marca. Lá também tem um link "Boatos e Mitos", que não diz nada sobre o assunto. Radicalizando, digitei "Jesus" na busca interna do site e... nada! Jesus ainda não é comercializado fora do Maranhão, se já é mesmo da Coca qual o motivo para tal? A maior parte do Brasil ainda não conhece "O sonho cor-de-rosa" e, pelo que vi, a opinião dos maranhenses se divide quanto à distribuição do refri no país inteiro. Ah! Quase esqueço de explicar o título desse post. É porque todo mundo sabe que a Coca anda comprando suco pra caramba, inclusive o Kapo, rótulo da Del Valle. Com certeza não é para consumo próprio, acho que eles preferem Coca, hehehe. Deve mesmo ser para abrir o leque de opções mais naturais, porque se o povo (me inclua) começar a perceber de fato os malefícios dos refris... É melhor ter mesmo um suquinho pra vender, né?
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