.reflexões, pensamentos, bobagens, músicas, poemas, críticas, elogios, referências, indicações, merchans, comentários, crônicas, artigos, estudos, projetos, achismos e quiproquós.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Suplicy, Matarazzo e Monjardim.

De certo a maioria deve conhecer a ligação entre esses sobrenomes, não é? Bom, saber a ligação eu até sabia, mas o difícil é saber quem é quem no jogo do bicho, hehehe. Bom, pra quem não sabe sequer a ligação, são todos parentes. Para começar me fazendo entender, vou citar uma figura com cada um desses sobrenomes: Eduardo Suplicy (Senador de SP), Jayme Matarazzo (ator, atualmente o fantasminha camarada de "Escrito nas Estrelas") e Jayme Monjardim (conhecido diretor de novelas globais, pai do fantasminha). Vamos para o começo. O Conde Francesco Matarazzo, patriarca da família, veio da Itália e chegou ao Brasil quase liso. Foi para Sorocaba onde se engajou no que sabia fazer: comércio. Hábil, em poucos anos abre sua primeira empresa de produção e comércio de banha de porco. Inicialmente em parceria com os irmãos, sendo que depois passou a ter a sua própria empresa, a Companhia Matarazzo S.A.. A riqueza que ele desenvolveu chegou a tanto que, na época, era maior do que o PIB de qualquer estado brasileiro, a não ser o de SP. Apesar de não ser da nobreza italiana ou europeia, lhe foi concedido o título de Conde pela sua história de vitória no Brasil e pela ajuda que o mesmo enviou em tempos de guerra para seu país. Dando um pequeno salto para os que nos soam mais familiares, vamos para um dos netos de Francesco, o André Matarazzo. André ficou recentemente mais conhecido por todos após a exibição da minissérie global "Maysa - Quando Fala o Coração". Sim, ele era aquele careca, o marido da cantora Maysa. Apesar de, logicamente, ter um monte deles espalhados por aí, vou me restringir aos familiares (e agregados) mais conhecidos. Já chegamos no casal André Matarazzo e Maysa. Eles tiveram um único filho, o Jayme Monjardim Matarazzo, que optou por utilizar apenas Jayme Monjardim (que é outro sobrenome da pesada proveniente de uma família tradicional do Espírito Santo que tem como patriarca o Barão de Monjardim) para cunhar seus trabalhos. Jayme casou-se em 2007 com a cantora Tânia Mara com quem está hoje, mas já foi casado com Fernanda Lauer (mãe do ator Jayme Matarazzo. Não vou mais falar dele, hehehe) e com as atrizes Ingra Liberato e Daniela Escobar. Tá danado!! Agora vamos começar a embolar de verdade. O Senador Eduardo Suplicy, é filho de Filomena Matarazzo (Irmã de André, o marido da Maysa) e do cafeicultor paulista Paulo Cochrane Suplicy (ou seja, o sobrenome Suplicy também não é fraco não!). Eduardo foi casado com Marta Suplicy com quem teve três filhos, dois deles comandam o programa "Brothers" na RedeTV!, João Suplicy e Eduardo, mas conhecido como Supla. João é casado com a atriz Maria Paula (Casseta & Planeta). Ufa!! Olha... eu cansei. Mas se alguém ainda quiser acrescentar alguém nesse emaranhado aí pode me mandar, hehehe. De resto, quero acrescentar que sou fã de praticamente todos os que citei. Nenhum se acomodou na riqueza da família e têm talento de verdade dentro do que escolheram para si. 

Um comentário:

  1. Ah muito esclarecedor,eu estava procurando.o grau de parentesco entre Eduardo Suplicy e André Matarazzo, o marido da cantora Maysa.

    ResponderExcluir