.reflexões, pensamentos, bobagens, músicas, poemas, críticas, elogios, referências, indicações, merchans, comentários, crônicas, artigos, estudos, projetos, achismos e quiproquós.

sábado, 3 de julho de 2010

A Insinuante só derruba quem quer ser derrubado

Todo mundo conhece a famigerada campanha da rede de lojas Insinuante que afirma derrubar o preço da concorrência. Pois é, nós caímos em campo para pesquisar o preço de um forno microondas e, de cara, ficamos entre dois. Refinando mais a pesquisa, escolhemos um dos dois, da marca Electrolux. Lindo, bem do jeitinho que queríamos. Daí, o melhor preço era no Atacadão dos Eletros. Pedimos pro vendedor anotar num papelzinho da loja e fomos pra Insinuante pra ver se a tal cumpriria mesmo o que é tão divulgado em comerciais. Chegando lá, o vendedor nos disse que só poderia derrubar o preço de algum produto anunciado "oficialmente", pois tinha que escanear o anúncio para mandá-lo para central em Salvador e aguardar o veredito. Então, me ocorreu na hora um pensamento: Quem diabos vai anunciar um produto com preço lá embaixo pra perder a venda pra Insinuante? A resposta é óbvia: ninguém. Com exceção de alguma coisa aqui, outra ali. Mas vejam a situação, numa mesma rua aqui no centro de João Pessoa tem várias lojas de eletrodomésticos. Aí, naturalmente, se você for comprar algo que tem em alguma delas, você faz uma pesquisa. Achando o melhor preço, você vai jogando uma loja contra a outra, principalmente se a compra for à vista e em espécie, que conta muito ainda hoje na hora da barganha. Se uma loja se propõe a derrubar qualquer preço da concorrência o que é que você espera?  Chegar lá na Insinuante e ter um desconto em cima do melhor preço da praça, não é? Pois é, segundo eles só dá pra fazer isso seguindo o protocolo, ou seja, balela da boa. Se você sair pra comprar algo nesse tipo de loja não perca seu tempo indo lá a não ser que eles tenham já o melhor preço ou se o anúncio de menor preço da concorrência for de tablóide ou de TV. Aliás, eles estão anunciando que cobrem de TV também, mas como é que a gente faz pra mostrar o comercial pra eles? Senta em frente a uma das TV's do mostruário e espera passar. É uma boa, né? Hehehe. 

2 comentários:

  1. Acho que poderíamos ganhar um diinheirinho com o CDC, não acha?

    ResponderExcluir
  2. Sorry I don't speak Portuguese but I am learning. I did a lot of research recently when i purchased an led tv. The best price, by a long way, was Fast Shop. This suprised me because my impression when i walk into that store is that things must be more expensive here. Not true. You get MUCH better service and MUCH better prices than bom preco, insinuante, casas bahia, ricardo or even lojas americanas. Those stores often don't even put the brand names or model numbers in there propaganda. And they usually don't know much about the product. Best thing is to always do your research on the internet and find out what you want before you even visit a store. You will save a lot of time. The only reason why those later stores exist is because the majority of their customers don't have internet and they know they can pay for the item in parcels. They brainwashing presented in the propaganda serves these stores very well. Hundreds of people rushing around, many carrying televisions on their shoulders. it creates a sense of urgency in the viewers mind. It's amuzing but the scary thing is it works.
    Graham.

    ResponderExcluir