.reflexões, pensamentos, bobagens, músicas, poemas, críticas, elogios, referências, indicações, merchans, comentários, crônicas, artigos, estudos, projetos, achismos e quiproquós.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Bem intencionados ou bem mal intencionados?

Ontem, na pedalada noturna habitual, fui percebendo no chão um monte de papel picado prata, em pleno asfalto da beira-mar aqui de Jampa. Como eu estava contra o vento, tive tempo para exercitar minha criatividade ao tentar imaginar de onde vinha aquilo, naquela hora, em plena terça-feira. Opção 1: Aniversário de burguês no salão de festas de um dos prédios da orla. Opção 2: Inauguração de alguma loja de madame. Opção... ops! Não deu tempo da três, hehehe. Era o lançamento da campanha de um candidato a deputado, Othon alguma coisa. Era numa casa de festas infantis, chamada Tindolelê, hehe. Nada mais apropriado, o candidato tem carinha de guri. Na frente da Tindolelê tinha um monte de meninos e meninas (que nem sei se já votam) oferecendo adesivos aos carros e soltando fogos para o amigo. Daí, continuando a pedalada, fui prestando mais atenção aos outros cartazes que passavam e fiquei surpreso com o tanto de jovens candidatos. Uma pergunta me veio: Será que alguém tão jovem tem preparo para ser político? Ainda mais um deputado? 


Para mim, a resposta é meio óbvia. Eu ando meio radical quanto ao preparo dos políticos, acho que para alguns cargos deveria ser exigido alguma formação, mesmo que fosse genérica. Isso para tentar frear um pouco a falta de ética nesse meio e a busca inescrupulosa e gananciosa por poder e grana. Aos jovens candidatos despreparados mando o meu sinto muito, mas não voto nos muito jovens, nem se for amigo. Não é só porque os candidatos experientes estão sambando na Ficha Limpa que vingará como solução um punhado de carinhas limpas assumindo o poder. O que é bom, é bom. Quem é bom, é bom. Não importa se é jovem ou não. Mas, na política, bom e inexperiente às vezes é uma mistura meio ineficaz e por vezes perigosa. Prefiro dar uma peneirada tendo o Ficha Limpa como funil e escolher aqueles que, pelo menos, nunca foram condenados por alguma coisa. De preferência os que não tenham sido sequer citados em processos. É isso que sugiro a todos. Não votem por amizade, por recompensa, por imposição ou quaisquer outros motivos que não levem a uma boa escolha. Clique aqui para ver a lista completa dos Ficha Suja e, mesmo que o candidato não tenha a candidatura impugnada pela justiça, faça a sua justiça, a justiça do povo, não vote neles! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário